quarta-feira, 18 de março de 2015

Turbulência (Turbulence) - 1997




Oi, tudo bem? Então tá bom. Hoje, dia 18 de março de 2015, resolvi fazer uma visita ao blog A Minha Vó Existe. Reparei que o último post feito nesta bagaça foi no dia 26 de agosto de 2012, ou seja, quase três anos. Como eu sou uma pessoa que gosta muito de escrever, mas que vez ou outra é impedida de exercer essa função por preguiça causas maiores, quis dar uma movimentada no blog e estou criando essa postagem. Do que se trata? Bem, ontem eu assisti ao filme descrito no título, que passou no Telecine Action (na verdade anteontem, mas eu gravei). Antes de assistir a um filme, costumo fazer uma breve pesquisa sobre ele, leio os reviews de críticos e do público, e às vezes até desisto de assistir dependendo do que dizem. Mas estou começando a abandonar esse hábito, pois nada melhor que conferir a obra e formar sua própria opinião. Foi depois de assistir a esse filme que eu tive vontade de fazer meus próprios reviews, para que pessoas que ainda não assistiram sintam-se encorajadas (ou não) a fazê-lo! E já que o blog estava parado, por que não utilizá-lo? Então vamos começar.


"Turbulência" é um filme de ação, gênero que, na minha opinião, visa única e exclusivamente entreter. Uma das reclamações mais presentes nos reviews que li desse filme é a falta de realismo e o exagero nas sequências de ação. Mas, cacete, é um filme! Ninguém reclama de exagero ou falta de realismo nos filmes (e livros) do James Bond, afinal é legal pa carai e... é ficção!
Certo, mas antes de mais nada, vamos ao enredo: o filme narra os acontecimentos em um avião que transportava dois criminosos para Los Angeles. Eles estão sendo transportados em um boeing de voo comercial, e como é natal, o avião está quase vazio. Um dos criminosos começa um tiroteio, matando os policiais que os escoltavam. Logo, o avião é tomado e os passageiros e comissários feitos reféns. A situação fica totalmente fora de controle quando o piloto e o co-piloto são mortos e uma comissária de bordo tem que controlar e pousar o avião, enfrentando uma tempestade de nível 6.
E é isso. A trama é simples, não tem nada de excepcional, mas funciona, para um filme de ação. Ok, agora vamos às críticas: o site de críticos Rotten Tomatoes apresenta uma pontuação de 3,2 de 10, enquanto a audiência, pelo IMDB, deu uma média de 4,7 também de 10. Com uma pontuação dessas, quem diabos assistiria a esse filme?! Bem, eu assisti pelos atores. Estrelando o filme estão Ray Liotta (Goodfellas, Hannibal, The Iceman), como um criminoso que se diz inocente; Lauren Holly (Dumb & Dumber), como a comissária de bordo Terri; e Brendan Gleeson (Harry Potter, Lake Placid, The Guard), como o criminoso que começa o tiroteio. Eu, particularmente, sou fã da atuação de Brendan Gleeson, e a presença dele como vilão foi o que mais me chamou atenção. Infelizmente, a participação dele é pífia (HUE). Lauren Holly foi nomeada a um prêmio Razzie! Uau! De pior atriz. Felizmente, para ela, não levou o prêmio. Para mim, a atuação não foi de toda ruim. Pelo menos não para ser nomeada a tal premiação, não é difícil de se ver muitas atuações piores. Já o Ray Liotta deu um show. Do começo ao fim do filme você percebe a transmutação na personalidade do personagem, graças a sua atuação, aliás, é fácil para ele interpretar personagens com o parafuso meio solto ou com um pedaço do cérebro a menos (se é que me entendem).
Minha reação ao fim do filme foi: ok. Não é uma baita obra de arte que eu me lembrarei pro resto da minha vida, mas também não chega nem perto de ser a desgraça que os reviews sugerem. Sim, como um filme de ação, cumpre seu papel. E quem disse que é o pior filme em um avião já feito, nunca viu "Snakes On a Plane".
Resumindo, vale a pena assistir, pois é sim um filme divertido e a atuação de Ray Liotta é impecável. Agora, se espera um filme que contenha cenas realistas que poderiam acontecer na vida real, vá assistir "The Day After Tomorrow". :)
Minha nota: 6,0.


Nenhum comentário:

Postar um comentário